A SABEDORIA DA DEBILIDADE

 (Estudo da 1 Corintios 1)

 

A igreja em Corinto estava atormentada com problemas - divi­dida entre ricos e pobres, falsos e simples, habilidosos e modera­dos - e alguns membros reclamavam possuir conhecimentos especiais que Paulo não tinha.

Eles começaram por escutar com pouco interesse a sua mensagem simples àcerca de um homem que foi morto pelos romanos e entretanto escreveram-lhe uma carta a pedir mais informação sobre vários temas, mas Paulo teve conhecimento sobre a verdadeira situação da igreja em Corinto através de pessoas que tinham estado lá.

A resposta de Paulo é agora conhecida como Coríntios 1. Ele inicia a carta como normalmente fazia com as cartas antigas, dizendo quem era e nomeando o nome de pessoas às quais escrevia:

"EU, PAULO, CHAMADO POR DEUS PARA SER APÓSTOLO DE JESUS CRISTO, E O IRMÃO SÓSTENES À IGREJA DE DEUS QUE ESTÁ EM CORINTO, ESCREVEMOS ESTA CARTA" (v.1-2). Ele recorda-lhes então quem são eles:

"DIRIGIMO-NOS A ESSES QUE, EM UNIÃO COM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO FORAM CONSAGRADOS A DEUS E CHAMADOS A PERTENCEREM AO SEU POVO. DIRIGIMO-NOS TAMBÉM A TODOS OS QUE, EM QUALQUER LUGAR, INVO­CAM O NOME DE JESUS CRISTO, SENHOR DELES E NOSSO" (v.2). Eles são chamados a ser santos, mas também são chamados para serem parte de um grupo maior. Isso é importante mais à frente na carta.

       As cartas gregas normalmente começam com saudações, porém

Paulo modifica isto para graça e paz (a típica saudação judaica:

       "QUE DEUS NOSSO PAI, E JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR, VOS Dt:EM

GRAÇA E PAZ" (v.3).

Os oradores gregos com frequência começavam. Um discurso lou- _ vando a audiência, porém Paulo altera isto para louvar a Deus pelo que Ele está a fazer aos seus leitores:

"DOU CONTINUAMENTE GRAÇAS AO MEU DEUS A VOSSO RESPEITO, POR CAUSA DOS DONS QUE ELE VOS CONCEDEU, POR MEIO DE JESUS CRISTO.

PELA UNIÃO COM ELE, TORNARAM-SE RICOS EM TUDO: NA ACEITAÇÃO TOTAL DA PALAVRA DE DEUS E NO CONHECIMENTO PERFEITO DA MESMA" (v.4-6).

Os cristãos coríntios orgulhavam-se da sua fala e do seu conhecimento. Paulo reconhece ambas as coisas como bençãos de Deus, como prova de apoio ao evangelho de Cristo.

Na carta ele irá referir-se aos seus problemas mais à frente. Dado que Deus tem sido generoso com eles, ele escreve:

"PORTANTO JÁ NENHUM DOM VOS FALTARÁ, ENQUANTO ESPERAREM A

VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. ELE HÁ-DE FAZER COM QUE CON­TINUEM FIRMES ATÉ AO FIM, DE MODO QUE NINGUÉM TENHA DE QUE VOS ACUSAR NO DIA DA SUA VINDA" (v.7-8).

       Aqui Paulo subtilmente recorda-lhes que se agarrem à sua fé

original, em vez de aceitarem doutrinas novas e estranhas.

       NÃO SE ESQUEÇAM QUE A SALVAÇÃO DEPENDE DE CRISTO!

Ele começa com uma súplica pela unidade:

"IRMÃOS, PEÇO-VOS EM NOME DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, QUE VIVAM SEMPRE EM HARMONIA. NÃO HAJA DIVISÕES ENTRE VÓS, MAS VIVAM UNIDOS NO MESMO IDEAL E NO MESMO PENSAMENTO" (v.lO). Contudo uma harmonia perfeita não tem sentido se significar que todos acreditam na mesma heresia. Portanto nesta carta Paulo procura colocá-los no caminho certo.

 


Paulo tinha conhecimento que a congregação estava dividida

em diferentes grupos porque uns pretendiam seguir um líder e

alguns outro (v. 11-12).j Porém Paulo nem sequer queria que o seu nome fosse uma desculpa para a divisão:

"SERÁ QUE CRISTO ESTÁ DIVIDIDO? SERÁ QUE PAULO MORREU NA

CRUZ POR VOC_S, OU FORAM BAPTIZADOS EM NOME DE PAULO? DOU GRAÇAS

A DEUS POR NÃO TER BAPTIZADO POR Aí NINGU_M, A NÃO SER CRISPO E

GAIO. POR ISSO NINGU_M PODE DIZER QUE FOI BAPTIZADO EM MEU NOME".

      Paulo então faz uma pausa para corrigir-se a si mesmo:

"LEMBRO-ME AGORA QUE BAPTIZEI TAMBÉM A FAMÍLIA DE EST_FANAS, MAS

NÃO ME RECORDO DE TER BAPTI_ADO MAIS NINGU_M" (v.16).

Estes versículos mostram a forma como eram escritas as cartas:

     O que Paulo dizia era escrito e enviado sem editar, mesmo que tives­se de corrigir-se a si mesmo.

"CRISTO NÃO ME MANDOU IR BAPTIZAR, MAS SIM ANUNCIAR A BOA-NOVA,

SEM USAR PALAVRAS DE SABEDORIA HUMANA PARA NÃO TIRAR O VALOR A

MORTE DE CRISTO NA CRUZ" (v.17).

De facto Paulo baptizou pessoas e assumiu que todos os seus

     leitores tinham sido baptizados - porém o evangelho era a sua prioridade. A mensagem centrava-se em Cristo, não num ritual.

      Paulo queria persuadir as pessoas com factos, não com oratória

florida que alguns filósofos gregos usavam para atrair seguidores.

A mensagem àcerca de um Messias crucificado podia parecer absurdo para algumas pessoas, porém Deus usa essa mensagem para trazer a salvação àqueles que crêem.

"COM EFEITO, A MENSAGEM DA MORTE DE CRISTO NA CRUZ _ UMA LOU­

CURA PARA OS QUE NÃO SE SALVAM. MAS, PARA NÓS QUE RECEBEMOS A

SALVAÇÃO,  A MANIFESTAÇÃO DO PODER DE DEUS" (v.18).

      Paulo então cita Isaías 29:14:

     "DESTRUIREI A SABEDORIA DOS SÁBIOS E FRUSTRAREI A INTELIG_NCIA

DOS SÁBIOS E FRUSTRAREI A INTELIGÊNCIA DOS INTELIGENTES".

Deus trabalha de formas inesperadas - algumas pessoas poderiam

     dizer que o evangelho da graça é uma mensagem de debilidade, porém Paulo disse que é uma mensagem de poder (Rom.1-16).

     "ONDE ESTÃO OS SÁBIOS? pergunta Paulo. Não estão na igreja.

     "ONDE ESTÃO OS MESTRES DA LEI? Também não aceitam a mensagem

da salvação.

     "ONDE ESTÃO OS FILÓSOFOS DESTA _POCA ? Não estão aqui.

     "NÃO MOSTROU DEUS QUE A SABEDORIA DESTE MUNDO NÃO PASSA DE

      LOUCURA? "  (1 Coríntios 1:20).                                                     .

São seres humanos valorizam a educação, porém _ mensagem de Deus

não depende da aprovação humana. As pessoas não podem conhecer Deus por meio da sua própria inteligência e não podem salvar-se a si mesmas por nenhum grau de conhecimento filosófico ou estudo.

Em vez disso Deus decidiu salvar as pessoas que crêem no evangelho.

"DE FACTO, OS JUDEUS PEDEM MILAGRES E OS GREGOS PROCURAM SABE­DORIA (filosofia), MAS NÓS ANUNCIAMOS CRISTO QUE MORREU NA CRUZ. ISTO CAUSA HORROR AOS JUDEUS E PARECE UMA LOUCURA PARA OS NÃO-JUDEUS MAS PARA AQUELES QUE FORAM CHAMADOS_ QUER SEJAM JUDEUS QUER NÃO, CRISTO _ O PODER E A SABEDORIA DE DEUS" (vs.22-24)

A mensagem é demasiado simples para algumas pessoas, mas Deus usa-a para salvar o Seu povo. O Cristo crucificado pode parecer débil e tonto, porém este é o poder e a sabedoria de Deus.

 

"NA VERDADE, AQUILO QUE NAS OBRAS DE DEUS PARECE LOUCURA TEM MUITO MAIS SABEDORIA DO QUE TODA A SABEDORIA HUMANA, E AQUILO QUE PARECE FRAQUEZA TEM MUITO MAIS FORÇA DO QUE TODA A FORÇA HUMANA" V.2_

Esta é a base da unidade na igreja: aceitar o evangelho de Cristo crucificado - resulta em pessoas salvas pela vergonhosa morte de Cristo.

        Lembrem-se que eram pessoas vulgares quando escutaram o evan­gelho, disse Paulo.

"MAS DEUS ESCOLHEU AQUELES QUE OS HOMENS TINHAM POR IGNORANTES, PARA ENVERGONHAR OS SÁBIOS E AQUELES QUE OS HOMENS TINHAM POR FRACOS, PARA ENVERGONHAR OS FORTES. .

DEUS ESCOLHEU OS QUE NO MUNDO NÃO T_M IMPORTÂNCIA NEM VALOR, PARA DEITAR ABAIXO OS QUE PARECEM IMPORTANTES. ASSIM, NINGUÉM SE PODE

                    ORGULHAR DIANTE DE DEUS"  (v.27-29). .

Se as pessoas pudessem salvar-se a si mesmas mediante a sua própria inteligência, então o Reino de Deus estaria cheio de pessoas orgulhosas dos seus próprios feitos. Se as pessoas pudessem entrar mediante as suas habilidades, seriam levadas a pensar que eram tão boas como  Deus.               .

Por isso Deus decidiu chamar os fracos deste mundo, os que estavam dispostos a admitir a sua necessidade, e dispostos a aceitar a dádiva da salvação. E com este plano eventualmente envergonhará os sábios e humilhará os orgulhosos, que entretanto se darão conta que a sua força, não importa quão boa era, não era suficientemente boa. Relativamente ao plano de Deus Paulo escreve:

"ASSIM, NINGUÉM SE PODE ORGULHAR DIANTE DE DEUS. É POR ELE QUE VÓS

VIVEIS EM UNIÃO COM CRISTO JESUS, QUE SE TORNOU PARA NÓS A SABEDORIA QUE VEM DE DEUS, QUE NOS PÔS EM BOAS RELAÇÕES COM DEUS, E NOS CONSA­GROU A ELE E NOS LIBERTOU DO PECADO. DESTE MODO, E COMO DIZ A SAGRA­DA ESCRITURA: "SE ALGUÉM QUIZER ORGULHAR-SE, FAÇA-O EM NOME DO SENHO!

JESUS É A NOSSA JUSTIÇA, É NELE E SÓ NELE,QUE PODEMOS SER JUS­TOS E SANTOS. SÓ QUANDO ESTAMO§ EM CRISTO, UNIDOS COM ELE PELA FÉ, É

QUE PODEMOS ESTAR REDIMIDOS. NAO PODEMOS GABAR-NOS DE NENHUMA COISA QUE FAÇAMOS, PORQUE A NOSSA ÚNICA VAIDADE ESTÁ NO QUE CRISTO FEZ

POR NÓS. ELE RECEBE A CONFIANÇA E O LOUVOR.

 

 

Michel Morrison